“Se é verdade que conhecer uma escola é saber o que nela se faz e o que se pode fazer, não é menos certo que a sua identidade se constrói através das práticas daqueles que nela “habitam” "

21
Jun 09

Ministério da educação faz auto-avaliação

"O Governo lançou um documento intitulado "A a Z da Educação", no qual relembra o trabalho feito e os resultados obtidos durante quatros anos de legislatura que permitiram, segundo afirma, "mais e melhor serviço público de Educação".
Em cerca de 62 duas páginas, o Ministério da Educação (ME) inumera as áreas em que foram introduzidas novas medidas como a Acção Social Escolar, o ensino profissional, a gestão escolar, o pré-escolar e o 1º ciclo, a modernização dos estabelecimentos de ensino, a carreira dos professores ou o Plano Tecnológico.
"Não é a história do meu mandato. É apenas um documento de divulgação mais ampla que refere as medidas de política mais emblemáticas, com mais impacto na vida das escolas e das pessoas", afirmou a ministra da Educação à Agência Lusa.
Para Maria de Lurdes Rodrigues, "é importante prestar contas e fazer balanços, bem como divulgá-los". "Na minha opinião, os ministérios têm o dever de o fazer", acrescentou.
No documento, o Governo recorda, por exemplo, o aumento do número de alunos matriculados em todos os níveis ddo ensino básico e secundário, o alargamento do número de beneficiários da Acção Social Escolar, os processos de avaliação do sistema educativo, o alargamento da oferta de cursos profissionais ou a oferta generalizada do enriquecimento curricular.
"Mais eficiência na organização das escolas, novas lideranças, escolas mais orientadas para os alunos e para as suas famílias, mais estudantes e melhores resultados, menos abandono e menos insucesso escolar é o que encontramos hoje no nosso sistema educativo", escreve a ministra, na nota de abertura do documento.
Maria de Lurdes Rodrigues não deixa de dirigir "um voto de apreço ao empenho dos professores, do pessoal não docente e dos órgãos de gestão das escolas e das autarquias".
Segundo a ministra, estes "têm vindo a fazer um trabalho persistente no combate ao insucesso escolar e ao abandono precoce, com resultados visíveis para milhares de jovens e respectivas famílias, que encontram hoje nas escolas respostas mais ajustadas às suas expectativas".

 


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